COMBATE À DENGUE

ATIVIDADES DE VIGILÂNCIA E CONTROLE REALIZADAS PELA EQUIPE DE COMBATE À DENGUE

A Equipe de Combate à Dengue (E.C.D) é composta por quatro integrantes:

  • 01 Coordenadora
  • 01 Supervisora
  • 03 Agentes de Saúde
    A Equipe de Combate à Dengue realiza seguintes atividades: visitas domiciliares (casa a casa), extra-área, Pontos Estratégicos (P.E), Imóveis Especiais (I.E), Busca Ativa, Bloqueio de Controles de Criadouros e atende às reclamações da população.

CASA A CASA
 São visitas de rotina realizadas em domicílios, consiste em avaliações dos imóveis e orientações em relação aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, conscientizando os moradores da prevenção e dos riscos que a dengue traz. Este trabalho é realizado em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde das Unidades de Saúde da Família. A Equipe de Combate à Dengue é responsável pela cobertura de extra-áreas: Tujuguaba, Jardim São Paulo, Vicinal, Bairro Alemanha, Terra Preta, Visconde de Indaiatuba, Capelinha, Chácara Bela Vista e Santa Maria, Arurá e Distrito Industrial.

BUSCA ATIVA
Quando há casos suspeitos ou confirmados de dengue, os agentes realizam busca de novos casos em um raio de 500 m a partir do domicílio de referência.

BLOQUEIO DE CONTROLE DE CRIAÏ¿½Ï¿½O
É realizado a partir de casos confirmados de dengue, são delimitadas áreas onde o cliente infectado permanece, isto é, residência, escola e trabalho.
Esta atividade consiste na junção de busca ativa e controle de criadouros, visando eliminar a forma imatura do vetor.

PONTO ESTRATÏ¿½GICO - PE
São locais que oferecem maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, tais como: borracharias, oficinas mecânicas, empresas, ferros velhos, floriculturas e cemitério. Por este motivo, esses locais são visitados quinzenalmente.

IMÏ¿½VEIS ESPECIAIS - IE
São locais onde há constante circulação de pessoas, tais como: escolas, unidades de saúdes, hospital e lugares onde há práticas de esportes. São visitados trimestralmente.

PROJETOS
 Em cada Projeto a E.C.D procura trabalhar de forma dinâmica, com intuito de conscientizar desde crianças até mesmos os adultos:

Desde Janeiro de 2010 foram realizados diversos projetos:

AÇÕES EDUCATIVAS

  • 22 a 26 de fevereiro - Semana de “PEQUENOS GESTOS, GRANDES AÇÕES”. - Foram abrangidas 940 crianças de 3 a 6 anos das EMEI’s Municipais.
  • 16 a 24 de março –“XÔ DENGUE” - Foram abrangidas 2.422 das crianças das EMEF’s Municipais e APAE.

EXPOSIÇÕES

  • 21 a 24 de abril - Expo Conchal;
  • 15 de agosto CONSEG - Semana de Segurança

PARCERIAS

  • Nos dias 05 e 06 de fevereiro foi realizado o “Mutirão de Combate à Dengue” em parceria com a USF Centro, Desbravadores e Garagem Municipal, que disponibilizou 1 caminhão e 1 motorista para ajudar no recolhimento de materiais inservíveis.
  • Foram trabalhados aproximadamente 1.310 imóveis, inclusive os comércios da área.
  • Dia 29 de maio – “Mutirão de Combate à Dengue” -  O Mutirão contou com a colaboração do Tiro de Guerra de Mogi Mirim, Departamento de Saúde/ESF’s: Caic, Planalto, Novo Horizonte, Centro Parque, Departamento de Meio Ambiente, Coleta Seletiva, Cozinha Piloto,UBS Tujuguaba, Centro de Controle de Zoonoses e Departamento de Limpeza e Urbanização.

A cidade foi mobilizada e orientada quanto à importância dos cuidados para manter suas residências sem matérias inservíveis, prevenindo a proliferação do Mosquito Aedes aegypti.
Todos os participantes se empenharam também em informar ou relembrar os moradores por onde passavam, quanto aos dias da coleta seletiva e a importância de separar os materiais recicláveis corretamente.

CAMPANHA PARA O DIA DE FINADOS

  • EU LUTO CONTRA DENGUE... E VOCÊ?”

A ECD no cemitério realiza um trabalho de intensificação, orientando os visitantes quanto aos cuidados necessários, como: retirar pratinhos, plásticos, furar os vasos fixos e furar embaixo dos enfeites das plantas.
Combate à Dengue é todo dia, e para obter sucesso contamos com a colaboração da população.