ALGUNS DOS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DA CIDADE.
A Bandeira
A bandeira de Conchal é composta de símbolos e cores. As cores são branca, azul, amarela, vermelha e prata e os símbolos são a faixa (branca), sobrefaixa (azul), retângulo (branco), brasão (Escudo Samnítico), oitavas (amarelas), listel de Bláu (francês antigo: hoje é bleu - azul), e fundo (vermelho ou goles), conchas (prata) e coroa mural com seis torres (prata).
Como suportes, à direita, há uma haste de mandioca e à esquerda um ramo de algodão florido (ambos in natura). Eles são entrecruzados na ponta e sobre eles sobrepõe-se um listel de bláu (faixa azul), contendo em letras de prata o lema: PAZ E PROSPERIDADE.
O Brasão
O brasão no centro da bandeira representa o Governo Municipal.As faixas que partem do retângulo central representam a influência que este tem sobre todos os quadrantes do território municipal. As oitavas representam as propriedades rurais existentes neste território.
O escudo samnítico, usado para representar o brasão de Conchal, é de influência francesa e foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal, evocando aqui a raça colonizadora e principal formadora da nacionalidade brasileira. A coroa mural que o sobrepõe é um símbolo dos brasões do domínio e, sendo de prata, de seis torres, das quais apenas quatro sãoinvisíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade que representa na terceira Grandeza, ou seja, sede do Município.
A cor goles (vermelha) simboliza em heráldica a audácia, a intrepidez, a coragem, a velentia, qualidades próprias dos pioneiros desbravadores que constituíram dos dois núcleos de colonização: conde de Parnaíba e Visconde de Indaiatuba, representados no campo do escudo pelas respectivas coroas nobiliárquicas.
A bordadura é símbolo de proteção, de favor e de recompensa servindo de amparo àqueles que os príncipes querem assegurar com seu favor e contra seus inimigos, no caso, os dois núcleos colonizadores, de bláu (azul) simbolizando a justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade, predicados do povo de Conchal em seus ideais democráticos, zelando com lealdade pelas nossas instituições.
As conchas de prata, carregadas sobre a bordadura, constituem-se nas peças parlantes do escudo, dando idéia para o nome da cidade: Conchal. A concha simboliza paciência e contentamento do próprio estado, o que atesta ânimo forte do povo que, sem esmorecimento, sem sucumbir ante a inveja de outras cidades maiores, dotadas de maior conforto, trabalho unido e coeso para a prosperidade de sua querida terra.
Nos ornamentos exteriores, a mandioca e o algodão lembram os principais produtos da terra dadivosa e fértil e no listel (faixa) o lema, a divisa que todos procuram seguir: PAZ E PROSPERIDADE.