CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

Depois da aprovação da Lei Municipal n.1.533 – (13/11/2007) que trata sobre posse responsável, foi fundado o Centro de Controle de Zoonoses em 09 de dezembro de 2007; com o intuito de orientar, educar e auxiliar a população quanto à prevenção de doenças transmitidas ao homem pelos animais, posse responsável, controle de natalidade e da população de animais de companhia.

ATIVIDADES DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

• Controle de animais sinantrópicos nocivos: ratos, animais peçonhentos, moluscos, pombos, baratas, moscas, pulgas, carrapatos e outros potencialmente transmissores de doenças;
  • Captura de animais em via pública: cães, gatos, cavalos, bovinos, aves, etc.;
  • Recolhimento de animais bravios, agressivos, atropelados ou em fase avançada de doença sem dono aparente;
  • Acompanhamento veterinário para os animais recolhidos;
  • Controle populacional de animais abandonados;
  • Acompanhamento de mordedura;
  • Realização de palestras educativas sobre Posse Responsável, cuidados básicos com filhotes, doenças transmitidas por animais peçonhentos e campanhas de vacinação de Raiva.
  • Destinação final das carcaças dos animais mortos.
  • Notificações, investigações e prevenção de zoonoses (doenças transmitidas ao homem pelos animais como a Raiva, Leptospirose, Leishmaniose, Escabiose, etc);
  • Realização de feiras de adoção em eventos por voluntários;
  • Os animais que são adotados através do CCZ têm direito à castração gratuita, vacina contra Raiva e identificação por chip eletrônico.
  • O CCZ recebe em média 6 ligações diárias denunciando maus tratos como posse irresponsável e abandono,  infestações de carrapatos e outros vetores, falta de higiene, etc. São ocorrências verificadas  pelo veterinário.

PERGUNTAS FREQUENTES

1 – Quais são as atividades desenvolvidas pelo CCZ?

• Orientação à população quanto ao controle de animais sinantrópicos nocivos: ratos, animais peçonhentos, moluscos, pombos, baratas, moscas, pulgas, carrapatos e/ou outros potencialmente transmissores de doenças;
  • Captura e recolhimento de animais em via pública: cães, gatos, cavalos, bovinos, aves. Animais bravios, agressivos, atropelados ou em fase avançada de doença e sem dono aparente;
  • Recolhimento de animais silvestres e devolução ao habitat natural;
  • Combate a maus-tratos e abandono;
  • Educação da população quanto à Posse Responsável (Conforme Lei), realizada em escolas, igrejas, e comunidades de bairro, em forma de palestras;
    Controle populacional de animais abandonados, castração e identificação eletrônica (através da aplicação do microchip);
  • Destinação final das carcaças de animais mortos, ambientalmente segura, incineração por serviço terceirizado.
  • Notificação, investigação e prevenção às doenças transmissíveis como: Raiva, Leptospirose, Brucelose, Tuberculose e outras zoonoses, com envio mensal de material biológico (cabeças e sangue) para o Instituto Pasteur (São Paulo), Instituto Adolfo Lutz (Rio Claro), Sucen (Mogi Guaçu) e Zoológico de Leme;
  • Abriga também em suas dependências a equipe de Combate a Dengue, recebendo várias ligações de denúncias e transmite orientações no intuito de impedir a procriação do mosquito.
    2. Quais são os tratamentos abrangidos?
    O CCZ recolhe, trata, sacrifica e esteriliza apenas os animais recolhidos, sem proprietários aparentes ou abandonados em vias públicas.
    3. Qual o critério de atendimento ao público?
    O CCZ esclarece, informa e orienta qualquer dúvida relacionada à higiene, alimentação, vacinação, transporte, manutenção e agravos a saúde pública, relacionados direta ou indiretamente com os animais. O CCZ não realiza atendimento clínico a animais de propriedade particular, cabendo aos seus respectivos proprietários seguir as orientações da Lei 116/2000 de Educação e Posse Responsável e Lei nº 11.977, de 25 de agosto de 2005.
    4. Quais são os critérios para adoção?
    Documentos de identificação (RG, CPF, Comprovante de endereço), local com condições de higiene, conforto e segurança, preferencialmente quintais bem fechados. Condições para disponibilizar alimentação balanceada, vacinações, manutenção da saúde do animal adotado e assinatura do termo de responsabilidade conscientemente no momento da adoção.
    5. Quais são os projetos realizados atualmente?
    O CCZ realiza todas as suas atividades desde a sua fundação, inclusive com chipagem eletrônica de cães, eqüinos e bovinos. Parceria com a INTERVIAS (recolhimento e abrigo de animais capturados nas estradas regionais), com a SUCEN (controle de parasitas nocivos a saúde – mosquitos, carrapatos, barbeiros e animais peçonhentos) e com a DIVISÃO DA POLICIA MILITAR FLORESTAL e o FORUM DISTRITAL, penalizando com rigor casos de maus tratos e abandonos cometidos contra animais e o meio ambiente.
    6. Existem convênios para atendimento Médico Veterinário da cidade?
    NÃO.  A Prefeitura não realiza convênios para atendimentos em clínicas veterinárias.
    7. A prefeitura custeia as despesas dos animais adotados no CCZ?
    NÃO. É de total responsabilidade do adotante a alimentação, manutenção, alojamento, vacinação ou quaisquer tratamentos e/ou procedimentos cirúrgicos que venham a ser necessários após retirar o animal do CCZ.
    8. Qual o horário de expediente para o atendimento ao público, quanto à reclamações, recolhimento e adoção de animais?
    De segunda-feira à sexta-feira, das 7h00 às 16h00min.
    9. Quais as intervenções cirúrgicas subsidiadas pelo poder público?
    Cirurgia de orquiectomia (castração de machos) e ovário-salpingeo-histerectomia (castração de fêmeas) com agendamento prévio somente para animais adotados no CCZ.

“Quando o homem aprender a respeitar todos os seres da criação, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.”