Notícias

Adicionada por: CASSIANA LINDES, 20/06/2012 às 11:23hs.
Categoria: EDUCAÇÃO

QUALIDADE DE ENSINO EM CONCHAL AUMENTA 26% EM TRÊS ANOS
A evolução do índice nos últimos três anos, representando os resultados alcançados, é um dos melhores da região

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Conchal melhoraram 26% em três anos, de acordo com o resultado do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) 2012, que é um indicador de qualidade das escolas paulistas.
Na avaliação de qualidade são considerados dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar, portanto em Conchal a cada ano que passa os alunos aprendem melhor e abandonam ou reprovam menos.
A evolução do índice nos últimos três anos, representando os resultados alcançados, é um dos melhores da região.
2009 - 3,6
2010 - 4,16
2011 - 4,53

INVESTIMENTOS CONTRIBUÍRAM COM A MELHORIA DA QUALIDADE
O avanço e a melhora no IDESP é o resultado do trabalho desenvolvido pelas equipes escolares, com o apoio do Departamento de Educação que incentiva e colabora com novas práticas investindo mais de 53 milhões de reais em três anos.
Neste mesmo período foram criadas quatro novas escolas de Ensino Fundamental, dois Centros de Educação Infantil, ampliado o número de vagas em período integral, construído um Ginásio de Esportes, cobertura de quadra poliesportiva, fornecimento de material escolar, formações e capacitações para os profissionais da rede, implantação de projetos além da sala de aula para os alunos, nomeação de professores, contratação de estagiários, merenda mais nutritiva e veículos novos para o transporte escolar.

QUATRO NOVAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Conchal possui hoje mais quatro escolas de Ensino Fundamental. A EMEF "Adelina Manara Ferreira de Melo" é uma delas, construída em um local onde antes havia um barracão abandonado no Jardim Pró-Moradia, com oito salas de aula e custo total de 1,2 mi, integralmente custeada com recursos próprios da Prefeitura Municipal.
O município criou ainda uma segunda dependência da EMEF "Giácomo Corte", localizada no Jardim Peris e outras duas unidades foram incorporadas na rede municipal de educação: a terceira dependência da EMEF "Giácomo Corte" e a segunda dependência da EMEF "Professor Antonio Agostinho Batista", localizadas respectivamente no Jardim Peris e no Jardim Bela Vista, criadas com objetivo de atender em período integral alunos já matriculados na rede.

MENOS ALUNOS POR SALA DE AULA
Com a criação de novos estabelecimentos de ensino, reorganizou-se a distribuição de alunos nas escolas, diminuindo consideravelmente o número de crianças por sala, propiciando o acompanhamento e orientação cada vez mais individualizada do professor e como consequência melhorando a qualidade da educação no município.

DOIS NOVOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Iniciou as atividades em dois novos Centros de Educação Infantil em Conchal, ampliando o número de vagas e o horário de atendimento, que hoje é das 6h30 às 17h30.
A CEMEI "Lucia Fadel Magnusson" no Jardim São Paulo e a CEMEI "Maria Terezinha Fadel Lozano" no Jardim Porto Seguro já estão em pleno funcionamento, atendendo centenas de crianças de 4 meses aos 3 anos e 11 meses de idade. Também foi ampliado a CEMEI "Maria Inês Pereira da Silva Lourenço" e esta sendo construída mais uma creche no Jardim Esperança I.

CRIAÇÃO DAS ESCOLAS DE PERÍODO INTEGRAL
A Rede Municipal de Ensino conta com três escolas de período integral, com alunos de Ensino Fundamental permanecendo na unidade escolar das 7 às 16 horas, participando de diversos projetos como Artesanato, Educação Física, Reforço Escolar, Leitura, Ginástica Geral, Dança, Recreação, Violão, Esportes, Informática e atividades fora do ambiente escolar, como passeios e visitas, além de receberem toda a alimentação necessária e orientação quanto a higiene correta.
Até o momento funcionam em período integral a EMEF "Adelina Manara Ferreira de Melo" (Jardim Pró-Moradia), EMEF "Giácomo Corte III" (Parque Industrial) e EMEF "Antonio Agostinho Batista II" (Jardim Bela Vista).

NOVO GINÁSIO DE ESPORTES E QUADRA COBERTA
Ao lado da EMEF "Adelina Manara Ferreira de Melo" (Jardim Pró-Moradia) foi construído um Ginásio de Esportes com capacidade para centenas de pessoas, que é utilizado pelos alunos da escola durante as aulas de Educação Física e pela comunidade, nos períodos em que a escola está fechada. Com recursos próprios do município, totalizando mais de R$ 600 mil de investimentos, propicia um incentivo a prática esportivas, principalmente das nossas crianças.

FORNECIMENTO DE MATERIAL ESCOLAR
Ao voltarem às aulas os mais de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Conchal recebem todos os anos kits de material escolar contendo caderno, lápis, borracha, apontador, tesoura, lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, entre outros itens importantes para participar das aulas. A iniciativa proporcionou as famílias uma redução de gastos e também a certeza de que todos, independentemente de sua realidade econômica, têm as mesmas oportunidades.

MERENDA ESCOLAR NUTRITIVA
A merenda escolar ganhou ingredientes que devem aumentar a oferta de nutrientes fundamentais no processo de aprendizagem. Supervisionado por uma nutricionista, o cardápio contém feijão, que passou a não ser mais servido com bacon, como se fosse uma feijoada, mas três vezes por semana e carne em porções separadas. Legumes e frutas também foram introduzidos em dias e refeições alternados.
Com a proposta de melhor a qualidade das milhares de refeições servidas diariamente, aos diversos níveis de ensino, são oferecidos alimentos mais atraentes como almôndegas e frango empanado.

16 NOVOS VEÍCULOS PARA O TRANSPORTE ESCOLAR
Beneficiando os alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura adquiriu 16 novos veículos, sendo 11 kombis com capacidade para 16 pessoas, 02 ônibus de 48 lugares, 02 ônibus de 31 lugares e 01 ônibus de 44 lugares.
No setor havia veículos que precisam ser reformadas e sem reserva para substituição, quando quebrava, era necessário alugar outro para suprir as necessidades de locomoção dos alunos, além é claro do problema excessivo de estudante que tinham que ser transportados dentro de uma Kombi.
A aquisição dos veículos faz parte da troca da frota de veículos que a Prefeitura vem realizando para atender melhor a população, pois havia veículos em péssimo estado de conservação, buscando assim proporcionar aos alunos mais segurança e conforto no caminho até a escola.

MONITORES EM ÔNIBUS ESCOLAR
Hoje o transporte escolar possui monitores especialmente contratados para acompanhar o transporte de alunos, proporcionando segurança às crianças e tranquilidade para as famílias, além é claro de possibilitar atenção integral do motorista ao trânsito.

MAIS PROFESSORES E ESTAGIÁRIOS NA REDE
Os investimentos na área da educação não param, em três anos foram nomeados 49 professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Básica II, sem contar os demais cargos do setor, através da realização de três concursos públicos.
Também foram contratados aproximadamente 100 estagiários para atuarem nas escolas de Ensino Fundamental, dentro da sala de aula, atendendo os alunos com dificuldade de aprendizagem.

EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA RENOVADOS
Quatros escolas municipais receberam computadores novos do governo federal através do PROINFO: EMEF "Professor Antônio Agostinho Batista", EMEF "Alonso Ferreira de Camargo", EMEF "Giácomo Corte" (unidade I) e EMEF "Maria Benedita Fernandes", totalizando 74 novos equipamentos para uso dos alunos. A Prefeitura adquiriu mais 49 computadores com recursos próprios para salas de informática das EMEF "Adelina Manara Ferreira de Melo", EMEF "Giácomo Corte" (unidade III) e 2ª dependência da EMEF "Giácomo Corte".
O setor administrativo também foi renovado com a aquisição de 35 computadores novos, distribuídos de acordo com a necessidade de cada escola, dinamizando, tornando mais ágil e rápido o trabalho e o atendimento da população conchalense.

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
O setor também investiu no professor, oferecendo gratuitamente inúmeras capacitações, formações profissionais e pós-graduação gratuita para os diretores, através da Fundação Lemann, além de conceder a gratificação por Hora-Atividade (GHA), reajustar o salário e o Visa Vale e conceder bolsas de estudos.
Também investiu em inúmeros profissionais do setor que tinham o desejo de se tornar professor, contribuindo com a realização do Curso Superior, através de parcerias com instituições de ensino e bolsas de estudo, com especial ênfase ao Curso de Pedagogia, realizado por funcionários do setor de Educação na UNASP de Engenheiro Coelho, inteiramente gratuito, através da Plataforma Freire.

DIVERSOS PROJETOS PARA CENTENAS DE ALUNOS
O Departamento também tem oferecido diversos projetos para atender os alunos da Rede Municipal de Ensino, com especial destaque para o projeto de Zoológico, que além de atividades em classe, possui um trabalho pesquisa, que inclui visita ao Zoológico de Americana.

AUMENTO DE 71% NAS VAGAS DE CRECHES
A Prefeitura de Conchal ampliou a oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11meses em 71 %, em pouco mais de três anos,nos Centros de Educação Infantil (antigas creches). Essa importante conquista só foi possível graças uma reorganização da Educação Infantil que incluiu a ampliação e reforma de antigos prédios, construção de novas unidades e contratação de funcionários.
Em 2009 estavam matriculadas na rede municipal 374 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, mas havia uma grande procura por vagas, com lista de espera nas unidades escolares, agora em 2012 esse número já é de 641 matrículas, um aumento de 71%.
O objetivo é ampliar ainda mais esse número com a construção de uma nova unidade no Jardim Esperança I, atendo cada vez mais e melhor a população conchalense.

CEMEI - 0 a 3 anos e 11 meses

2009- 374

2010- 466

2011- 557

2012 - 641

fonte: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula

 

 

 

Serviços


Secretarias e entidades

  • Prefeito
  • Vice-Prefeito



 

 

Links Interessantes